segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Meus novos hamsters! (por um dia)

Bom gente, hoje eu vou mostar para vocês o que eu ganhei. Pelo título da postagem vocês já devem ter adivinha não é?
Anúncio a você que eu ganahei um casal de lindos, fofos, maravilhosos e perfeitos hamsters que eu tive que devolver. :'(

Se você não está entendento nada, sente e pegue a pipoca para o filme a explicação.

Bom no dia 8 na minha festa de aniversário, minhas colegas de escola me deram esses hamsters, um casal.
Fiquei toda feliz e tal mas minha mãe falou que eu não podia criar porque eu não tinha gaiola nem espaço. Eu falei que se esse fosse o poblema estava resolvido, a gaiola eu ia conseguir com a minha prima, que tem uma da Habitrail (era do Pepy, lembra que eu falei dele na última postagem?)e o espaço é só colocar a Sophie no meu quarto e deixar os hamsters no lugar onde ela ficava. Mas esse não era o único problema, o verdadeiro problema era a "questão filhotes". Aí pega. Não tem como resolver, não teria espaço mesmo. Aí você pensa: é só vender os filhotes. É, é só vender né? Mas e antes? Quando os filhotes ainda não teriam sido desmamados?
Então eu fui na vet devolver as coisas lindas, e não podia devolver o dinheiro só trocar por outra coisa. Beleza, trocar 40 reias por que mercadoria? Resposta: estou com praticamente um ano (ou mais) de ração, palha e banho a seco garantidos.
Entendeu?

Vou colocar uma fotos aqui (eu tirei 62 fotos deles, mais algem gantilmente excliu e só deixou 3)  :


Esse é o macho


Essa é a a fêmea

Esse é o macho de novo.
Sacanagem devolver essas coisas lindas, nem nome eu tinha dado. Só tinhas algumas ideias boas para nomes para eles. Pensei em dar nomes de algum casal de novela para eles, sou noveleira de primeira. kk
Não tem o Pepy? O hamster que eu falei dele na postagem anterior e nessa também?
Fui eu que batizei, Pepy era o nome do cachorro da novela Escrito nas Estrelas.

Mas infelizmente, eu tive que devolver e acho que mais hamsters só quando a Sophie se for (espero que isso não aconteça tão cedo).

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Meu Deus! Não estou acreditantado

Gente, ontem, dia 8, foi meu aniversário. Tá, nada de muito interesante pra vocês até agora. Mas aí que vem.
Vocês não vão acreditar no que eu ganhei de  aniversário!
Nem eu estou acreditantado!!
Alguém me belisca?
O que eu ganhei eu vou falar depois porque acabei de tirar as fotos. E tem que passar ainda pro PC, e revirar a casa inteirinha tentando achar o cabo da máquina.

Notícias da Sophie!

A Sophie está com uma bolha enorme no focinho. Já levei na vet e ele falou para passar a pomada que ele me deu.
Mas o problema é que a pomada não para no focinho. É só ela andar que sai tudo, porque ela vai cheirando o chão entende?
Tenho medo que essa bolha seja um tumor ou coisa assim. Por que o hamster da minha prima. Pepy, também teve uma bolha, só que no quadril e era 3 veses maior. Ela estourou e estava cheia de pus, o coitado gritou a noite inteira de dor.
Mas o Pepy veio a falecer uma semana antes do aniversário da minha prima. Mas não era por causa da bolha, porque faz tempo que a bolha estourou. Eu simplismente não sei porque.
Mas que ele viveu pouco viveu. Não sei calcular quanto tempo de vida ele teve.
Mas é um pouco estranho. A Sophie ta vivendo pra caramba! O Nick, morreu, o Pepy morreu, a Hamster que eu esqueci o nome morreu. E Sophie é muito mais velha do que eles.
Mas eu já tinha prevido que o Nick não viveria muito. Na época, ele era criado por uma menina de 6 e uma menininho de 1 ano.
O Pepy tinha tudo pra viver muito. Mas depois foi esquecido.
A outra hamster eu nunca mais vi ela, mas fiquei sabendo que ela morreu.
Estou indo agora. Até.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Atualizaçãoe prontas

Pois é gente, acabei de atualizar os últimos 3 meses e meio sem postar (metade de agosto, setembro, outubro e novembro).
Agora eu vou começar a publicar postagens escritas por mim, e vai voltar tudo ao normal.
Logo, logo eu to escrevendo só que eu vouter que ficar uma semana sem postar, poblemas pessoas.
Até.

domingo, 27 de novembro de 2011

Acesórios essenciais

Os Acessórios básicos necessários para fazer um Hamster feliz..

Uma Casinha Como da foto ao lado, de plástico ou outro material impermeável - recomendada. São laváveis o que é importantíssimo já que eles adoram uma bagunça!

Também existem de compensado ou de madeira (tipo aquela de pássaros). Não recomendo, são pouco higiênicas e difíceis de limpar, e algumas madeiras são tóxicas.

Bebedouro
Recomendo usar o bebedouro tipo mamadeira. Existem vários tipos desse bebedouro e ele tem muitas vantagens, entre elas é que a agua nao fica suja, e você pode trocar dia sim dia não.

Deve ser lavado pelo menos uma vez por semana.
Tem outros tipos, como bebedouros caseiros de pequenos potes. Mas não recomendo porque eles podem Virar a água, cair dentro do bebedouro e ficar molhados, e no caso de filhotes, estes podem se afogar ali.

Comedouro
De plástico, o mais comum no mercado. Acomoda um hamster dentro (os hamsters gostam de entrar no comedouro), mas são virados com facilidade se não forem fixados nas paredes da gaiola.

Vidro, louça ou barro, de preferência um pesado, que não possa ser virado ou deslocado com facilidade. E não muito alto para que consigam entrar e sair com facilidade.



Forração
Papel simples e barato. Não pode ser jornal, uma vez que o hamster pode intoxicar-se com a tinta ou ingerí-la. Deve ser trocado uma ou duas vezes por semana.

Serragem também são fáceis de limpar, mas tem q ter um certo cuidado com elas, há estudos que comprovam toxidade das madeiras pinus e cedro, que não devem ser usadas em nenhuma hipótese. Nas dúvida, aquelas vendidas em lojas de animais.

Rodinha
Essencial para a saúde do hamster, eles podem caminhar por volta de 25km diários.

Existem as de plástico (que são bonitas e mais fáceis de limpar, mas duram porque eles tendem a roer tudo que encontram, inclusive as rodinhas..). E as de metal que são mais resistentes mas costumam ter espaços que podem fazer o hamster tropeçar.

Sempre dou preferencia a rodinha de plástico fechada (como a da foto), facilita a corrida deles.
Tirado de: hamster-ratinho

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Motivos para se ter um hamster

Escrevi esta matéria pensando nas várias mensagens lidas que pediam motivos para se adotar um hamster como mascote.
Algumas vezes pode ser impraticável ou impossível ter um cão, gato ou um animal de grande porte : um apartamento pequeno, um Condomínio que não permite animais barulhentos, alergias e tempo para passeios diários. Seguem alguns excelentes motivos para se adotar um hamster.
Hamsters possuem temperamento gentil e estão disponíveis em uma variedade de raças, cores e com diferentes pelagens. Eles podem ser criados em um aquário de vidro ou gaiolas. Uma serragem especial no fundo, garante forro apropriado; uma garrafa d'água ( conhecida também como mamadeira para roedores); um pote para comida tipo ração; uma roda de exercícios; um bloco de madeira mastigável - para manter os incisivos gastos - e a casinha de seu companheiro já estará pronta. Esses produtos são encontrados em boas Petshops.
Limpeza é fundamental, mas nada escravizante. Lave a gaiola semanalmente e limpe ( retirando restos de ração e vegetais) diariamente. Isso lhe custará, no máximo, cinco minutos ao dia.
A dieta dos hamsters é simples: use uma mistura de alta qualidade (há nacionais excelentes) de sementes formuladas para roedores; acrescente um suplemento vitamínico (comentei a respeito em matéria anterior) a sua água ou sua ração; ofereça vegetais cortadinhos (couve, espinafre, brócolis-principalmente os de folhagem escura) e "nuts" (nozes, amendoas, castanhas- tudo em pedacinhos bem diminutos e uma vez por semana). Cabe colocar aqui que, infelizmente, a qualidade da ração está atrelada ao preço da mesma.
Hamsters devem ser mantidos solitários, entretanto irmãos de mesmo sexo e mesma ninhada podem, eu falei PODEM ser mantidos juntos.
Tente adquirir animais jovens e que tenham sido recentemente desmamados (hamsters direto de criadores são mais sociáveis e bem mais calmos) pois serão facilmente mantidos.
Segue uma dica muito legal de Mark Morrone: quando comprar um filhotinho de hamster, use uma xícara de chá para pegá-lo gentilmente. Isto vai impedir o animal de fugir e permitir a você conquistar a confiança dele. Após você e seu hamsterzinho ganharem isso, você poderá tirá-lo da xícara e colocá-lo na mão.
O lado triste da história dos hamster é que sua média de vida é de apenas 3 anos... Mas se seguir essas dicas, ou parte delas, seu pequenino viverá com saúde e conforto. E isso, hamsternautas, não tem preço.

Tirado de : http://www.tolemar.com.br/hamsters/

domingo, 20 de novembro de 2011

Vontade de Deus

Eles também morrem, e é preciso saber lidar com isso
Para amantes de hamsters, assim como eu, esse é um assunto bastante desagradável: a morte.Para que esse processo se efetue de maneira menos dolorosa para ambos, vamos compreende-lo um pouco mais.
Hamsters vivem em média 1000 dias. Evidentemente que a saúde (física e psicológica) conta muito nesta média. Alimentação, cuidados com higiene, zelo, respeito e carinho são fundamentais em todo o seu ciclo de vida.
Ao ficar velhinho o hamster apresenta branqueamento de pêlos, cegueira, lentidão para andar e subir escadas/ rampas, apetite menor e certas dificuldades motoras (podem mancar ou arrastar patas). Sendo assim:
- A partir dos 2 anos comece a exigir menos de seu pequenino em certas brincadeiras;
- Se a cegueira for detectada não troque seus pertences de local ou coloque seu hamster em lugares desconhecidos por muito tempo;
- Não brigue com ele por ter feito pipi em local não habitual. Por vezes, eles não agüentam chegar ao banheirinho.
Quando perceber que o momento esta chegando (os sinais nem sempre são explícitos ou característicos) e seu mascote isolar-se em sua casinha, não se alimentar no dia e apresentar sinais físicos diferentes, procure não retira-lo da casinha, leve a gaiola para um local calmo e arejado e, se possível, permaneça ao lado de seu pequenino.Não administre medicamentos sem orientação veterinária e não force seu hamster a beber ou comer.
Lidar com todo esse processo é penoso e muito triste, porém nos ajuda a compreender melhor os fatos da vida. Tenho sempre em mente que "levam" um presente meu, mas se não o levassem eu jamais "conheceria" outro presente.

Tirado de: http://www.tolemar.com.br/hamsters

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Enjoei da sua cara

Quando qualquer pessoa compra um hamster, firma-se um acordo mútuo de somente abandonar o bichinho quando ele partir dessa vida rumo a outras aventuras e muitas suculentas sementes de girassol no além. Mas infelizmente, às vezes, esse pacto é prontamente rompido.
Muitas crianças se encantam facilmente com os hamsters. Mas logo, logo o bichinho lhes perde o appeal e é deixado à mercê da sorte. Esquece-se de alimentá-lo, de limpar a gaiola e de brincar com ele; ou seja, o pobre animalzinho fica abandonado. Quem merece mesmo o puxão de orelha, naturalmente, são os pais. Muitos cedem à pressão dos filhos, mas se esquecem de que o hamster é um ser vivo, tem sentimento e precisa de atenção e dedicação (tarefa dos próprios pais, de vez em quando) - diferente dos brinquedos que, esquecidos, não causam piedade.
Mas é claro que as crianças não são as únicas a cederem ao impulso. Muitos adolescente e mesmo adultos compram um hamster e depois acabam esquecendo. Portanto, nós pedimos que, antes de você comprar um hamster, reflita bem se esse desejo é verdadeiro ou é apenas a moda mais recente.
Não compre o hamster só para enfeitar a sala ou preencher espaço; esses animais podem viver até 3 anos e durante esse período você deverá cuidar bem dele: é esse o compromisso que você faz ao adquirir o hamster na petshop. Pense nisso. Mas se a vontade de ter um hamster for verdadeira, nada temas: eles são amigáveis, dóceis, fáceis de cuidar. Um ótimo companheiro.

Tirado de: http://www.tolemar.com.br/hamsters/

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Alojamento

Todo hamster deve ter sua própria gaiola. Hamsters preferem privacidade e tranqüilidade a agito e fortes barulhos. São muito protetores de sua comida, brinquedos, espaço e tudo que é colocado em seu território.
Gaiolas para hamsters não devem ser de madeira ou caixinhas de papelão. Eles podem facilmente mastigá-las, escapar ou machucar-se nas farpas. A casinha ideal deve ser feita de metal, plástico duro ou vidro (tipo aquário). Hamsters são verdadeiros artistas quando se trata de fugas; o alojamento deve ter aberturas com segurança ou travas. Uma gaiola deve ter no mínimo 600 cm2 de área, pois há muito que colocar dentro e esses pequeninos precisam de espaço para exercício: correr, subir, escalar. Então quanto maior o espaço disponível para brinquedos e pertences, melhor!
Um assunto bastante interessante e muito característico de donos de hamsters é a famosa baguncinha noturna. O que para os donos parece uma verdadeira revolução na gaiola, para os hamsters é pura diversão e arrumação. Levar objetos e brinquedos de um local para o outro é um deleite e não deve ser impedido. Deixar a casinha deles com sua marca, gosto e desejo faz parte de sua natureza e característica; impedi-los e recolocar os objetos onde você determinou não é somente falta de liberdade para seu petzinho, como também frustrá-lo, deixando-o inibido e covarde em várias ações. Animais saudáveis são confiantes e precisam de espaço para exercitar o que eles têm de mais bonito: a personalidade de sua natureza. Pense nisso com muito carinho.

Tirado de: http://www.tolemar.com.br/hamsters

domingo, 13 de novembro de 2011

Forração

Forrações são usadas para oferecer ao hamster uma superfície macia para correr, mordiscar e forrar sua casinha. As forrações mantém a gaiola seca e por muitas vezes tornam-se o banheirinho deles.
As forrações mais populares são chamadas de MARAVALHAS. São lascas de madeiras, normalmente sem tinta ou outra química. Encontradas facilmente, há nacionais e importadas de muito boa qualidade.
MAS ATENÇÃO:
- evite maravalha de cedro ou pinho, pois seus óleos naturais causam alergias;
- não use maralhavas aromatizadas, seu odor penetrante de eucalipto e/ou cloro tornam doentes os pulmões de seu hamster. O forte cheiro de perfumaria causa, dentre outras doenças, dificuldade de respirar , congestionando e infeccionando - por muco- toda a parte respiratória deles (por experiência própria, NÃO USE);
- evite colocar pó de madeira ou serragem. Seu pequenino pode sufocar-se com o mesmo, além de causar problemas oculares. Descarte!
- não use areia de gato. Esse tipo de forração, como o próprio nome já diz, é para gatinhos... Provavelmente seu hamster engolirá as "pedrinhas" ou os floquinhos. Essa areia costuma a ter gel que absorve a urina e forma um bloco. Visualizou a barriguinha de seu hamster inchada pelo gel? É morte ou obstrução intestinal certamente.
Maravalhavas e outras forrações orgânicas ainda são difíceis de encontrar no Brasil. Há, no mercado de produtos importados para roedores, uma gramínea chamada HERBAL HAY da Vitakraft. É ótima para forração do piso da gaiola e eles amam fazer o ninho com ela. Se encontrar, não pense duas vezes em adquirir. Vale a pena!
Cuide com carinho, atenção e responsabilidade dos 1000 dias (faça a continha) que você tem com seu hamsterzinho.

Tirado de: http://www.tolemar.com.br/hamsters/

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Segurança do hamster

Uma das perguntas freqüentes dos hamsternautas desesperados é: "Meu hamster quebrou a patinha na gaiola ou na rodinha. O que eu faço?"
A maioria das gaiolas aramadas fabricadas no Brasil não atende com qualidade ao tamanho das várias espécies e suas plenas necessidades. A solução para isso é simples e barata.
Forre a gaiola, escadas, rampas e rodinha com papel (cartolina ou papel reciclado). Com essa precaução você impede que seu pequenino acabe por enfiar a pata entre as grades, tente sair e acabe torcendo-a, luxando-a ou quebrando-a.
Meça os compartimentos e recorte o papel do tamanho exato, passe cola branca lavável e antialérgica (descarte outro tipo de cola), formando uma espécie de tapete. Quando a forração estiver muito suja, é só puxar e colocar uma nova, seguindo os caminhos citados.
Com a gaiola forrada, as chances de seu hamster quebrar as patas são de apenas 2%. Agora se lembre: somente as gaiolas, escadas, rampas, rodinhas de exercício aramadas é que devem ser forradas por apresentarem vãos entre as grades.

Tirado de: http://www.tolemar.com.br/hamsters/

domingo, 6 de novembro de 2011

Reprodução

Antas de tudo: Diferencie os sexos.
Macho: Nos machos os testículos são bem evidentes (apenas em hamsters mais velhos). A distancia entre o pênis e o anus varia de 1 a 2 cm.

Fêmea: gA distancia entre a vulva e o anus é quase nenhuma é lisa e nua, apresentando alguns pelos. Os mamilos são bem viseveis ( em hamsters mais velhos).

Tutorial sobre Reprodução de Hamsters
REPRODUÇÃO - PARTE 1: INTERESSE E RESPONSABILIDADE
Esse pequeno tutorial de reprodução de hamsters foi dividida em algumas partes para facilitar a vida dos criadores. A primeira parte é o interesse: você está realmente interessado em cruzar dois hamsters? É preciso avaliar que as ninhadas de hamsters são grandes (chegam a até 18 filhotes!).
Os filhotes de hamster comem muito, o que gera muitas despesas com comida. Além disso, a fêmea tem sempre que receber complementos alimentares. E por fim, o criador tem que dedicar muito tempo aos filhotes, por isso se você é muito ocupado e não tem alguém hábil para ficar com os filhotes, recomendo que não cruze seus hamsters!
E quando os filhotes crescerem, é necessário ter um lugar para o qual você possa mandar seus hamsters, como para um Pet Shop ou então ter pessoas dispostas a adotar alguns filhotes da sua ninhada.
Se você realmente estiver interessado, vamos para a parte 2.

REPRODUÇÃO - PARTE 2: PREPARAÇÃO PARA O ACASALAMENTO

É necessário ter um macho e uma fêmea sexualmente ativos (o macho deve ter entre 3 e 14 meses de vida). Para garantir a saúde dos filhotes e de sua fêmea, é recomendável que sua fêmea não tenha engravidado ainda e tenha entre 4 e 6 meses de vida. Mais que isso ou menos que isso pode acarretar diversos problemas. Se ela já tiver engravidado uma vez, recomendo que ela tenha entre 8 e 14 meses de vida.
Agora você deve aguardar até que a fêmea esteja no cio (isso ocorre normalmente de 4 em 4 dias). Quando a fêmea está no cio ela produz um cheiro forte, principalmente no verão. Nem sempre esse cheiro pode ser percebido. Então
você pode deixá-la sobre a gaiola e coçar do meio das costas até perto do rabo. Se ela ficar parada e levantar o rabo, então é quase certeza que ela está no cio.
Agora seus hamsters estão aptos para a terceira parte.

REPRODUÇÃO - PARTE 3: ACASALAMENTO

Pegue o macho e a fêmea e deixe-os juntos na gaiola do macho ou em um território neutro (em uma caixa, por exemplo). Deixe-os lá, por uns 20 minutos, vigiando. Se você notar que eles brigam, separe-os. É recomendável usar uma luva protetora, pois quando eles brigam você provavelmente será alvo de uma dentada. No caso de briga ou se não "der em nada", separe-os e tente outro dia.
Normalmente ocorre assim: a fêmea fica parada com o rabo levantado. O macho então começa a cheirá-la. Se ele mostrar interesse, montará nela. Deixe-os por um tempo até que acabe e então separe-os, cada um em sua gaiola.
Observação: para saber se o acasalamento realmente deu certo, dentro de 10 dias mais ou menos a hamster deve engordar e as mamas devem ficar mais visíveis.

REPRODUÇÃO - PARTE 4: GESTAÇÃO

Esta é a hora de muitos cuidados. O macho e a fêmea não devem mais ser colocados juntos A fêmea precisa de alguns cuidados especiais agora.
Continue dando comida normalmente a ela, mas dê vários complementos, como: ovo cozido, pão molhado em leite
(leite morno - miolo de pão) e ração de gato.
Além disso, não leve-a mais para passear, nem brinque, nem fique incomodando. Apenas vigie para saber se a saúde dela está boa e mantenha ela sempre com comida, mas sem exageros. Aos poucos você vai notando algumas características da gravidez. A fêmea será um pouco menos ativa. Deixe ela em paz, até a hora do parto.
A gestação do hamster sírio varia entre 16 e 18 dias. Se ultrapassar esse período, a fêmea pode ter sofrido de gravidez psicológica ou problemas durante o parto. Mas se você ainda não observar características da gestação, então eu acho que não deu certo! Volte para a parte 3.
Quando chegar no dia 14 ou 15 da gestação, sugiro que faça uma lavagem completa em toda a gaiola e troque a serragem. Retire a rodinha. Verifique então se a gaiola está apta para receber os filhotes: não é recomendado ter gradinha no fundo do primeiro andar. É preferível que as grades também não sejam muito grandes. Se o filhote cair onde a fêmea não puder entrar e pegar, ele pode morrer.
Dê bastante material para a fêmea fazer ninho (algodão e papel higiênico neutro).
Agora que seguiu todos os passos, aguarde até o nascimento!
REPRODUÇÃO - PARTE 5: O PARTO

O nascimento ocorre normalmente de madrugada, podendo também ocorrer no começo da noite. Se você estiver próximo da fêmea e acordado, não incomode ela no parto. Ela sabe se virar sozinha. Ao contrário do que você pensa, ela tem completo controle sobre a situação.
O intervalo entre o nascimento de cada hamster é de 10 minutos. Junto com eles, vem a placenta que é digerida pela próxima fêmea. Pode ocorrer de haver sangue nas serragens, o que é perfeitamente normal.
Não se preocupe se a hamster aparentemente esquecer alguns filhotes pela gaiola. Ela é responsável e logo trará todos de volta. O importante é não tocar de forma alguma nos filhotes, pois além do risco de machucá-los, você pode passar um cheiro ao pequeno hamster e a mãe não irá mais identificá-lo como filho.
Não tente intervir em nada. Apenas acompanhe e mantenha bastante comida a sua disposição.
Não troque a gaiola até que os filhotes tenham pelo menos 2 semanas de vida, mesmo que o cheiro torne-se
insuportável. A hamster pode não identificar os filhotes e rejeitá-los.


Foto de ninhada de 12 hamsters com 2 ou 3 dias de vida: cuidados com a alimentação garantiram filhotes saudáveis

REPRODUÇÃO - PARTE 6: ALIMENTAÇÃO ESPECIAL PÓS-PARTO

A dieta a ser seguida agora deve ser parecida com a da amamentação: ovo cozido, pão com leite e ração para gato. É recomendável até mesmo aumentar a quantidade de vegetais, para que a hamster fique com mais leite. Todo o cuidado é pouco, pois agora a hamster não comerá somente por si, terá de alimentar muitos filhotes!
Deixe bastante comida a disposição dos animais, verificando se no interior da casinha a comida já não está demais. Se você notar que existe bastante comida estocada, não é necessário dar mais. Deixe que aquela esvazie um pouco e ponha novamente, para que a comida não se estrague.
Dentro de uma semana de vida os filhotes estarão saboreando alimentos comuns para hamsters, junto com o leite. Neste período as despesas com alimentação dobram.
Mantenha a alimentação sempre nesta rigidez e acompanhe o crescimento dos filhotes.

REPRODUÇÃO - PARTE 7: O CRESCIMENTO DOS FILHOTES

Os filhotes irão se desenvolver com grande velocidade. Eles nascem cegos, surdos, sua pele parece transparente e não há pêlos recobrindo o corpo. No entanto, existem dentes que iniciam sua formação. Não são capazes ainda de digerir alimentos sólidos, portanto no começo o leite será alimento exclusivo.
Embora haja distorções, os filhotes normalmente seguem o mesmo padrão de crescimento. Lembre-se que, como humanos, alguns filhotes podem se desenvolver mais rápido ou não, mas é importante que até 1 mês de vida o hamster esteja completamente formado com saúde.
Com 3 dias, a pele começa a criar coloração. Já dá para saber mais ou menos a cor dos hamsters.
Com 6 dias, a pelagem começa a se desenvolver, mas ainda é pequena e ainda aparenta transparência.
Com 7 dias, alguns filhotes podem começar a provar comida sólida, embora o leite ainda seja o princiapl alimento.
Com 12 dias, os pequenos hamsters podem abandonar o ninho para conhecer outros cantos da gaiola. Não se preocupe, a mamãe hamster saberá trazê-los de volta.
Com 16 dias, os hamsters já estarão com olhos abertos e o desenvolvimento está quase completo. Agora podem passear pela gaiola sem o acompanhamento da mãe.
Com 21 dias, o desenvolvimento está praticamente terminado. Eles ainda mamarão na mãe, mas esse alimento torna-se dispensável e darão preferência a alimentos sólidos.
Quando os pequenos hamsters completarem entre 25 e 30 dias de vida, eles já estarão aptos para serem vendidos ou doados. Se você quiser continuar com eles, deverá mantê-los em gaiolas separadas por sexo e quando os mesmos completarem 45 dias de vida, deve separar em gaiolas individuais.

REPRODUÇÃO - PARTE 8: DOANDO E VENDENDO

A doação ou venda dos hamsters deve acontecer em breve. É importante lembrar que a partir de 1 mês de vida, a tarefa da mãe termina. Então é importante a separação.
Recomendo que o criador procure Pet Shops especializados ou venda/doe por conta própria, fazendo anúncios no jornal por exemplo. Neste caso, sugiro que o criador venda por um preço entre R$ 5,00 e R$ 10,00.

REPRODUÇÃO - PARTE 9: O SEGUNDO ACASALAMENTO

Deve haver uma distância de 3 ou 4 meses entre a primeira e a segunda gestação no mínimo para garantir a saúde dos filhotes. Se você realmente estiver interessado em acasalar sua fêmea novamente, cumpra o prazo estabelecido e boa sorte!
Então sua aventura recomeça na parte 2.
Ciclo reprodutivo:


hamster prenha

Primeiros dias de vida

6° dia de vida


Filhotes com 21 dias, começando a desmamar

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Rodinhas para hamsters

Tirado de petsBR.com 
É difícil encontrar boas rodinhas aqui no Brasil. A maioria são aquelas baratinhas de metal, que o hamster e o coitado do dono não suportam o barulho.


Outras, então, são de plástico mole que afrouxam e deixam o animal torto na hora de andar.

São baratas. Podem custar 5 reais… Mas vale a pena?

A coluna dos animais pode sofrer problemas com uma rodinha que não tem o tamanho ideal, ou cujo material pode acabar machucando o pet.

Apesar de ser uma ideia normalmente errada, sim, quanto mais cara a rodinha, muito provavelmente melhor ela é.

Uma rodinha boa para hamsters sírios custa em média R$ 30,00.

Mas vamos parar de conversa. O artigo é sobre o diâmetro, para que a coluna vertebral do pet fique em bom estado e ele possa fazer sua caminhada de forma tranquila. E, é claro, conseguimos alguns locais que vendem tais rodinhas difíceis de achar.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Primeiro: como calcular o diâmetro de uma rodinha?

Normalmente vem escrito na caixinha ou no site. Se você estiver na pet-shop, é bom levar uma régua junto.

O diâmetro é o tamanho total, de um lado ao outro, de um círculo.

A imagem ao lado exemplifica exatamente onde a régua deve ser colocada - na linha maior, onde o começo deve ser no número 0. Então, é só ver o número que deu no final da rodinha.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Ok, então qual o tamanho ideal para o MEU pet? (tamanho do diâmetro)

Topolinos, Hamsters Anão-russos, Hamsters Chineses, Hamsters Roborovskis: À partir de 12 cm (mini)

Hamsters Sírios, Gerbils: À partir de 18 cm (médio ou grande)

Ratos: À partir de 25 cm (grande)

Chinchilas: À partir de 30 cm (grande ou gigante)

Ferrets, Porquinhos da índia*: À partir de 32 cm (gigante)

*Ferrets e Porquinhos não precisam de rodinha, mas caso se interesse, existem globos de exercício. O tamanho deve ser o Mega, também chamado de Gigante. Pode ser usado também por ratos e chilas.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Qual o problema de ter uma rodinha menor que a necessária?

O animal pode, em primeiro lugar, ficar com problemas na coluna.

Dessa maneira, ele ficará com dores e deixará de andar na rodinha, o que é muito grave para um pet que vive engaiolado. Ele pode também andar mais devagar.

Andar pouco ou nada na rodinha o transformará num pet obeso e sedentário, podendo gerar inúmeros (sim, inúmeros) problemas de saúde.

Então, não deixe para depois e não ache “cara” uma rodinha de respeito. Eu mesma já falei aqui que manter um animal não é barato mesmo. - Se a rodinha do seu pet não corresponde ao tamanho mínimo necessário, compre uma nova. Se possível, hoje mesmo. Como eu sempre digo, o animal tem uma vida, e você está no controle dela. Só você pode comprar para ele algo que o fará feliz e saudável. Então não perca tempo, deixe-o alegre com um presente mega-necessário! ;)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Onde comprar:

COBASI

SilentSpinner (rodas silenciosas e mais caras)

Mini

Média ou Regular

Grande

Mais acessórios

OUTROS LOCAIS

É necessário, normalmente, comprar a gaiola inteira importada para ter uma rodinha boa. As HABITRAIL´s, tirando o modelo MINI, são ótimas para hamsters sírios e gerbils.

domingo, 23 de outubro de 2011

Habitrail

Tirado de pets BR.com

Vivemos falando sobre as gaiolas Habitrail, as quais sempre recomendamos. Mas nos esquecemos de dizer o porque elas são recomendadas, e o que exatamente essa gaiola tem de diferente das outras.

Este texto abaixo foi traduzido do site oficial, por Marina Avila:

Na natureza, os hamsters tendem a viver sozinhos. Eles fazem seu lar debaixo da terra, onde é mais frio e úmido do que acima da terra, onde eles costumam viver, no deserto quente e seco.

Olhe a figura e você verá como é uma típica casa de hamsters, como eles a fazem na natureza. Tem um quarto principal, e depois várias passagens e tubos, onde o hamster guarda comida e dorme.

Como você pode ver na figura, os sistemas Habitrail foram designados (criados) para imitar a casa natural de hamsters. A




Habitrail Space Station com túneis e add-ons
s gaiolas Habitrail foram feitas para que seu pet tenha um quarto principal
e então que você tenha a opção de adicionar os variados túneis (tubos) e add-ons para seu hamster explorar. Todos os sistemas Habitrail, túneis e add-ons tem boa ventilação, tendo certeza que seu pet consiga todo o ar que precisa.


Os sistemas Habitrail deixam seu pet escalar e explorar da maneira que eles fariam na natureza. Com o uso de túneis e add-ons, você pode criar um espaço adicional para seu hamster, criando túneis e tocas que podem ser usadas para armazenas alimento, para dormir ou simplesmente para descobrir.


Túneis do sistema Safari
Habitrail criou uma maneira ainda mais segura de construir passagens para seu pet. Com o uso do patenteado Lock Connector, encontrado apenas com Habitrail, você pode seguramente conectar os túneis e add-ons no lugar. Tudo que você deve fazer é rodar o anel externo do conector, causando pontos de pressão da borracha e do plástico, para trancar o túnel ou add-on no lugar.


Hamsters e topolinos precisam se exercitar. Todos os sistemas Habitrail vêm com um dispositivo de exercício. (nota do PetsBR - O Habitrail Playground vem com um prato giratório, que não se compara a uma rodinha de verdade :(). Estes dispositivos de exercício são muito importantes para manter o seu pet saudável, uma vez que eles podem facilmente passar do peso e ficar inativos se não for provido um modo de exercício. (nota: a rodinha das Habitrail são ótimas e grandes).


Habitrail OVO Maze - um labirinto comestível para o hamster se divertir!

Outra coisa ótima é quão fácil Habitrail mantém a casinha do seu pet limpinha. O litter guard ajuda a diminuir o excesso de sujeirinhas que caem no chão. Também, todos os componentes Habitrail podem ser facilmente removidos e limpos. Cada túnel é feito em duas partes e pode ser desconectador para uma limpeza fácil.

O sistema Habitrail é um divertido, excitante, expansível e criativo meio-ambiente que você e seu pet vão curtir por anos.”

Sim, é uma bela de uma propaganda. Mas o Habitrail é assim bom mesmo.

Como é importado, o preço pode sair um pouco alto, mas vale a pena. Eu mesma troquei uma gaiola comum de meu hamster por uma Habitrail, e ele agora vive mais tranquilo, anda extremamente bem na rodinha e se diverte juntando os alimentos para colocar dentro da casinha.

Não, não estamos fazendo propaganda, nós não vendemos produtos no PetsBR. Na verdade, esse é um texto explicativo, pois é fácil apenas dizer que a Habitrail é bonita. Ela também foi criada para imitar o ambiente natural onde os hamsters viviam antes de ser domesticados, e isso os deixa mais tranquilos e felizes.

Conheça os sistemas Habitrail disponíveis:



SAFARI (é vendido no Brasil)


SPACE STATION

http://i300.photobucket.com/albums/nn14/petsbr/habitrail_space_station.jpg

PLAYGROUND (é vendido no Brasil)

http://i300.photobucket.com/albums/nn14/petsbr/firstprize.jpg

MINI

http://i300.photobucket.com/albums/nn14/petsbr/62035_lg.jpg

http://i300.photobucket.com/albums/nn14/petsbr/mini_full_setup.jpg

OVO (é vendido no Brasil)

http://i300.photobucket.com/albums/nn14/petsbr/7901.jpg

http://i300.photobucket.com/albums/nn14/petsbr/hagen_62670_habitrail_ovo_transport.jpg

Saiba mais: www.habitrail.com


Onde encontrar para comprar:





quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Hamsters: veja se você conhece bem esses bichinhos.

Tirado de pets BR

Para fazer os testes, reserve um papel e uma caneta (ou lápis). Escolha a categoria e clique em “Fazer o teste”. Abrirá uma nova janela pop-up. Escreva no papel o número da questão e a resposta escolhida. Por exemplo:


Teste de hamsters

1) c 2) a 3) d ” e assim por diante.

Quando terminar, clique em “Ver resultado”. Cada resposta vale uma quantidade de pontos. Escreva do lado de sua resposta o ponto que você recebeu por aquela questão e some tudo. Por exemplo:

Teste de hamsters

1) c [0] 2) a [2] 3) d [3] ” A soma deste teste, por exemplo, deu 5, (0 + 2 + 3).

Vá para a tabela de pontos e veja a qualificação no teste. Não vale ver o resultado antes de fazer o teste, mas vale estudar pelos textos no site ;). Boa sorte.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Teste de Hamsters



Nesse teste, só marque uma (1) resposta por questão. Preste atenção na resposta mais completa. Cada resposta pode valer 0, 1, 2 ou 3 pontos, de acordo com sua afirmação. Verifique o resultado após ter terminado o teste. Lembrando que apenas estão completamente corretas as respostas que valerem 3 pontos.

Boa sorte.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

1) Quantos hamsters podem viver juntos?

a) 1 por gaiola de qualquer raça

b) Se forem sírios, apenas um casal

c) Apenas 1 por gaiola se forem sírios

d) Podem formar uma colônia

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

2) Quais são as espécies mais conhecidas de hamsters?

a) Sírio, chinês, Anão Russo Winter-White e Longbeard

b) Anão Russo Campbell, Anão Russo Winter-White, Roboroviski e Sírio

c) Chinês, Russo, Roborovski e Longbeard

d) Egyptian, Esquilo da mongólia e Topolino

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

3) Qual a comida mais apropriada?

a) Ovos, Leite, Sementes etc.

b) Carne de frango bem cozida, atum, alface etc.

c) Cenouras, maçãs, ração, abacaxis etc.

d) Ração, cenouras, brócolis, sementes etc.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

4) Quantas vezes deve-se trocar a água e comida?

a) Todo dia

b) Três vezes por semana

c) Uma vez por semana.

d) É só repor quando faltar

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

5) Caso o hamster fique doente ou machucado o que deve ser feito?

a) Perguntar para amigos o que deve ser feito

b) Deixá-lo lá, recupera-se sozinho

c) Levá-lo imediatamente a um veterinário

d) Levá-lo ao pet-shop comprado

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

6) Se a fêmea der a luz, qual o primeiro procedimento?

a) Limpar bem a gaiola, com água e sabão neutros

b) Cobrir metade da gaiola com um pano para esquentá-los

c) Não tocar nos filhotes nem na mãe por 20 dias, apenas repor comida e água

d) Adicionar mais comida

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

7) Quantos banhos o hamster deve receber por mês?

a) 1 por mês, com um pano úmido

b) Sempre que estiver fedido, com água e sabão

c) Uma vez com pó e uma com água

d) Hamster não pode tomar banho em hipótese alguma

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

8) Quanto tempo dura a vida de um hamster sírio?

a) Cerca de 2 anos

b) Se cuidar bem, vive até os 6 anos

c) Dificilmente passa dos 4 anos

d) Alguns meses

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

9) A melhor maneira de domesticá-los é:

a) Pegar ele a força

b) Acostumá-lo com o seu cheiro, colocando a comida em sua mão

c) Ficar sempre perto da gaiola para ele se acostumar com sua presença

d) Dar alguns petiscos e pegá-lo quando ele vier

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

10) Para adquiri-lo, deve-se procurar um local:

a) Qualquer, rato vive em qualquer lugar

b) Qualquer pet-shop

c) Uma clínica veterinária, apenas

d) Uma clínica veterinária ou um pet-shop limpo, sério e especializado.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Resultado

Já respondeu tudo? Ok.

>

>>

> > >

> > > >

> > > > >

1 a b c d
Resposta 2 1 3 0
2 a b c d
Resposta 2 3 1 0
3 a b c d
Resposta 1 0 2 3
4 a b c d
Resposta 3 2 1 0
5 a b c d
Resposta 1 0 3 2
6 a b c d
Resposta 0 1 3 2
7 a b c d
Resposta 2 0 1 3
8 a b c d
Resposta 3 1 2 0
9 a b c d
Resposta 0 3 2 1
10 a b c d
Resposta 0 1 2 3

Resultado

de 0 a 10
de 10 a 20
de 20 a 30
Precisa estudar mais sobre esses animais de estimação. Procure informações, esse é o começo de todo sucesso.
Está na média, assim é um bom começo. A informação é super importante para o conhecimento, inclusive sobre seu pet.
Parabéns, conhece muito bem sobre este animal de estimação. Continue sempre assim e se tornará um grade conhecedor.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Nunca castigue seu hamster

Hamsters são animais muito delicados e inteligentes.
Castigar um hamster por qualquer motivo é, praticamente, uma crueldade.
Ele fez xixi na sua cama, ou na sua roupa? Você deveria tê-lo devolvido antes à gaiola.
Ele te mordeu? Você deve deixá-lo se acostumar antes de pegá-lo.
Ele fez qualquer outra coisa errada? Entenda, antes de tudo, que isso foi errado na SUA maneira de ver. O hamster acha que fez tudo certo. E FEZ. Na maneira dele.
Ao invés de castigá-lo quando ele fizer algo errado, recompense-o com um pedacinho de banana, cenoura ou maçã quando ele fizer certo.
O pior dos castigos é machucar o hamster quando ele o morde. O hamster só morde porque tem medo. Se você o machucar, ele realmente terá motivos para ter medo!
Então compreenda que, para ter um hamster amigo, o dono tem de ser amigo. Tem de compreender, ajudar e recompensar.

Tirado de: Pets BR. 

sábado, 15 de outubro de 2011

Hamster roboroviski

 

Como ler uma caixa taxonómicaHamster Roborovski
Hamster Roborovski
Hamster Roborovski
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Mammalia
Ordem:Rodentia
Família:Cricetidae
Subfamília:Cricetinae
Género:Phodopus
Espécie:P. roborovskii






Nome binomial
Phodopus roborovskii
(Satunin, 1903)
O hamster Roborovski (Phodopus roborovskii) é uma espécie de roedor. É o menor e mais veloz de todos os hamsters e é geralmente mantido como animal de estimação.
As características que distinguem os Roborovskis são a parte branca que eles têm no lugar onde seriam as sobrencelhas e a falta de listras no dorso que geralmente se vê nos hamsters anões. Eles vivem em média até três anos e meio de idade – é o máximo que um hamster doméstico vive.
Eles são muito curiosos, entretanto facilmente se assustam e se intimidam. São sociáveis e quando socializados desde pequenos dormem juntos em um só lugar. Sua velocidade os tornam um animal inadequado para crianças, que geralmente gostam de tê-los na mão e afagá-los. Eles são muito apegados ao dono quando são introduzidos desde filhotes. Eles têm um bom temperamento e raramente mordem. Na medida em que crescem até atingirem aproximadamente o tamanho do polegar de um adulto, eles podem facilmente se espremerem entre as as barras da gaiola de um hamster de tamanho comum, logo, necessitam de cuidados especiais no que tange a sua moradia. Sempre pergunte aos vendedores de lojas de animais ou criadores qual a gaiola ideal para mantê-los. Por causa do seu tamanho e de sua velocidade, Roborovskis são melhores para pessoas que preferem olhar a brincar com eles.
Por causa do seu tamanho e características, eles são cômicos quando os observamos em grupos sociais. Se mantidos juntos em pares sexuais ou grupos, os Hamsters Roborovski normalmente começam a dar cria na primavera seguinte ao ano em que a fêmea nasceu. As fêmeas em geral ficam estéreis em torno de 24 meses de idade, mas os machos normalmente são férteis a maior parte de suas vidas.Eles quando fogem são complicados de encontrar e de apanhar devido á sua velocidade , tamanho e cor e por isso , não o soltem.




Tirado de: Wikipédia

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Saúde do hamster

Os hamsters são animais extremamente robustos, e raramente apresentam algum tipo de enfermidade. Contudo, quando submetidos a uma dieta desequilibrada ou uma habitação precária (sempre a prevenção fica por conta do dono) o hamster pode vir a apresentar alguma doença - geralmente não muito séria.
Aprenda abaixo como identificar e tratar algumas das doenças que atacam os hamsters com mais freqüência.
Perda de pêlo » Pode acontecer normalmente em alguns período do ano em que o hamster "troca de pele", especialmente durante o verão e o outono. É normal também ocorrer em fêmeas grávidas ou em período de amamentação. Nesses casos, portanto, a perda de pêlo é um processo natural e passageiro, e nada há para se preocupar. Acontece também com hamsters idosos.
Contudo, se a perda de pêlo vier acompanhada de outros sintomas, como perda de peso, letargia, coceira etc., o hamster pode estar doente e deve ser isolado de outros hamsters. Perda de pêlo pode ser sintoma de infecção de pele, alergia, dieta deficiente entre outras doenças. Deve-se buscar auxílio veterinário imediatamente, nesses casos.
Resfriado » Há muito temor infundado de que os hamsters podem transmitir doenças ao ser humano. Muitas vezes, é o contrário que acontece. Por exemplo, o hamster pode pegar uma gripe ou resfriado de humanos. Por isso, se você estiver gripado ou resfriado, evite manusear seu hamster até que você esteja completamente curado.
Os sinais mais comuns de resfriado é o nariz escorrendo e tosse. Em casos mais graves, o hamster pode apresentar perda de peso, letargia, respiração ofegante e se negar a comer e beber.
Se o hamster não apresentar esses sintomas graves, mas apenas tosse e escorrimento nasal, mantenha-o num ambiente aquecido da sua casa (não muito quente), e onde a temperatura seja constante. É importante também mantê-lo longe de correntes de ar. Dê ao hamster uma mistura morna de água, leite e mel para ajudar e acelerar a recuperação dele.
Caso seu hamster apresente sinais mais graves de resfriado, busque ajuda veterinária imediatamente.
Desnutrição » Não há grandes segredos quando o assunto é alimentar os hamsters. Há no mercado misturas específicas que garantem todas as vitaminas e nutrientes necessários para a manutenção da saúde do hamster.
Contudo, algumas misturas feitas em casa (sem seguir as medidas precisas) ou misturas próprias de outros animais podem trazer problemas.
Os sintomas de desnutrição mais comuns são perda de pêlo, diarréia e letargia. Caso você desconfie de desnutrição no seu hamster, mude a dieta dele para um ração mais implementada e adicione gotas de vitamina na água do animal (veja mais em Hamsters X Vitamina C).
Se o hamster não melhorar ou mesmo piorar dentro de uma ou duas semanas, procure um veterinário.
Alergias » As causas de uma reação alérgica no hamster podem ser diversas. Alguns tipos de madeira, material para o ninho, sujeira ou produto de limpeza da gaiola são alguns exemplos de desencadeadores de alergias. Alguns hamsters podem ter alergia a comidas específicas, mas casos assim são menos comuns.
Um hamster com alergia apresenta sintomas como espirros, respiração ofegante, irritação da pele, perda de pêlo e, ocasionalmente, estômago e pés irritados.
Se você desconfia que seu hamster apresenta alergia, a primeira coisa a fazer é identificar a causa da reação alérgica. Verifique se nada mudou na rotina do hamster: algum brinquedo novo, mudança na dieta, no material do ninho, na sala onde o hamster é mantido etc. Nesse caso, procure estabelecer a causa e removê-la; feito isso, o hamster deve melhorar rapidamente.
Se os sintomas persistirem, busque ajuda veterinária imediatamente.

Tirado de: www.tolemar.com.br/hamsters/

sábado, 8 de outubro de 2011

Higiene do hamster

Tirado de amigo hamster.
Hoje eu vou falar sobre a higiene dos nossos hamsters:
  • Os hamsters são extremamente limpos e sabem se cuidar sozinhos.
  • Quando eles se sujarem por algum motivo, pegue uma toalha macia e úmida e limpe-o. Depois enxugue rapidamente.
  • Nunca passe talco ou outras coisas para deixá-lo cheiroso. Isso pode causar alergia ou intoxicação.
  • Troque sempre a água para deixá-la bem fresquinha, limpe o comedouro sempre que for colocar comida e limpe a gaiola pelo menos uma vez a cada 2 semanas.

  • Eles não gostam muito que fiquem mexendo em sua moradia, mas isso é necessário.
  • Não use detergentes ou sabão em pó para lavar a gaiola ou outro material. Se tiver a necessidade de utilizar algum detergente ou sabão para tirar sujeiras mais grossa, use um sabão neutro e depois enxague bem.
  • Tome muito cuidado com a casinha deles e limpe periodicamente, pois eles tem o costume de levar comida para dentro e os alimentos perecíveis começam a virar fungos e cheirar mal.
  • Troque sempre a areia do banheirinho e lave também.... Deixe sempre em casa um estoque (para pelo menos uma troca) de flocos de madeira, algodão (especial para hamsters)  para a caminha, areia ou papel enrolado para o banheirinho, água mineral ou fervida para utilizar assim que necessário.
Hamster se limpando