quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Hamster e amendoim: Pode não combinar

Lembra quando eu falei sobre a alimentação do hamster e na frente da palavra Amendoim estava escrito:contem Aflatoxina? Hoje vou falar apenas dos amendoins e essa toxina.


Eu costumava dar amendoim pra Sophie sem problemas, mas isso foi antes de ler isso e agora morro de medo de perder ela graças a ele...

Sobre Aflatoxina:
As aflatoxinas são um grupo de micotoxinas produzidas por muitas das espécies do fungo Aspergillus, tais como Aspergillus flavus, Aspergillus niger e Aspergillus parasiticus.
Esta toxina tem efeito cumulativo e pode causar danos ao fígado do animal e do homem.

O fungo Aspergillus encontra-se bastante disseminado na Natureza, afectando diversos tipos de culturas agrícolas. Estas tornam-se então uma fonte primária de contaminação; as aflatoxinas podem encontrar-se também no leite de animais que consumam alimentos afectados, bem como em amendoins contaminados.

Também pode contaminar: o arroz, o algodão, o milho, o cacau, a castanha-do-pará, a noz e a mandioca.
Ele pode causar nos animais espasmos, perda de equilíbrio e hemorragia.
Essa toxina pode causar câncer no homem com o alto consumo durante os anos, imagina com um Hamster?

Esse fungo só se reproduz após algum tempo, e quando mal conservado. Mas por via das dúvidas eu parei de dar amendoim para a Sophie

Fica a dica para quem quiser seguir ou não =)
 
P.S.:Não escrevi ontem e ontem de ontem por que a Internet caiu.
 
tirado de:Wikipédia

Um comentário:

  1. Meu Hamster morreu ontem,tinha 2 aninhos ia fazer 3 no fim do ano, e desconfio que foi por causa do amendoim, pois ele já teve uma intoxicação alimentar devido ao mesmo. Percebi que ele estava ruimzinho porque ele não era mais ativo como de costume e percebi que ele babava, então levei ele correndo para o veterinário e ele me instruiu a dar maçã sem agrotóxico para ele se recuperar. Mas dessa vez acho que não teve jeito.

    ResponderExcluir